terça-feira, 18 de junho de 2013

Experimentação Animal

Na última aula visitamos o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), uma referência nacional em saúde pública que investe forte em núcleos de pesquisa científica. No subsolo do complexo está situada a Unidade de Experimentação Animal (UEA), no qual diversas linhas de pesquisa com animais são desenvolvidas com o objetivo de expandir o conhecimento na grande área da saúde, permitindo que a população se beneficie destes resultados.
Diversos autores têm estudado animais no intuito de entender as adaptações decorrentes de programas de treinamento físico em humanos. Visto que o organismo de vários animais se assemelha com o de seres humanos, é possível estabelecer comparações entre ambos. Diversos pesquisadores submeteram ratos idosos a protocolos de treinamento aeróbico e verificaram que houve melhora da vaso-reatividade da artéria femoral. Encontramos poucos estudos que relacionaram melhora nestes parâmetros com o treinamento de força, mas, aqueles que o fizeram, corroboram com os achados supracitados, relatando significativa melhora da função endotelial. Estudos como estes tornam-se relevantes a partir do conhecimento de que as doenças cardiovasculares se constituem como um fator associado ao processo de envelhecimento e conclusões podem ser inferidas a partir de protocolos de exercício realizado com animais.
É importante salientar que a UEA segue normas internacionais rigorosas de respeito à vida dos animais de laboratório e é necessário prestar relatório da utilização dos mesmos, de modo a manter controle sobre o que está sendo executado. A unidade conta com estrutura para abrigar animais de pequeno e médio porte, tais quais: camundongos, ratos, cobaios, coelhos, cães, gatos, suínos, ovelhas e peixes. Atualmente, mais de 984 animais podem ser encontrados no laboratório. Dentre os aparelhos utilizados para realizar os testes físicos observamos piscinas e esteiras. Cabe destacar que os equipamentos são obtidos conforme a necessidade dos grupos de pesquisa e são remodelados para novas intervenções.
Equipamentos/ Aparatos
Esteira desenvolvida para protocolo de exercício com ratos






Sala de cirurgia para animais


REFERÊNCIA

HARRIS, M. Brennam; SLACK, Kristen N; PRESTOSA, David T.; HRYVNIAK, David J. Resistance training improves femoral artery endothelial dysfunction in aged rats. European Journal of Applied Physiology. 2010, Vol.108(3), pp.533-540.

Nenhum comentário:

Postar um comentário