quinta-feira, 13 de junho de 2013

Termorregulação em diferentes ambientes de prática esportiva

Aula Prática

Nessa aula prática, nós realizamos um protocolo de exercício no calor para avaliar a termorregulação corporal e as condições de hidratação antes, durante e após exercício físico.
Para realização do teste, foi escolhido um aluno. Esse aluno foi orientado sobre o protocolo do exercício antes de iniciá-lo.

O protocolo:

Em uma sala com a temperatura de 20°C foi mensurado antes do exercício a massa corporal do aluno e a temperatura corporal (via oral), o mesmo ocorreu após o exercício. Além disso, também foram analisadas amostras de urina pré e pós-exercício para determinar o grau de hidratação. Os resultados estão demonstrados na tabela abaixo.
Para a determinação da coloração da urina foi utilizada a escala de cor abaixo:




Para analisar a gravidade específica da urina foi utilizado um refratômetro.

O teste foi feito em uma bicicleta ergométrica dentro de uma câmara ambiental com temperatura de 45°C e umidade relativa do ar de 15. A cada cinco minutos eram verificados a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a percepção de esforço de acordo com a escala de Borg. Na tabela abaixo estão os dados coletados.

Temperatura (°C) da sala: 20°C
Umidade Relativa: 32
Temperatura (°C) da câmara: 45°C
Umidade Relativa: 15

Marcadores de hidratação e temperatura corporal
Gravidade Específica da Urina (GEU)
Coloração da Urina
Massa Corporal
Temperatura Oral (°C)
Pré: 1.008
3
96 kg
35,7°C
Pós:  1.011
4
95,5kg
35,9°C

Variáveis fisiológicas durante o exercício
Min.
0’
5’
10’
15’
20’
T (°C)
36°C
36,2°C
36,3°C
36,7°C
36,8°C
Percepção de Esforço
6
9
9
11
12
FC
100 bpm
127 bpm
134 bpm
138 bpm
142 bpm

Questões
1. Quanto às condições iniciais do colega? Ele estava hidratado ou desidratado? E quanto à temperatura corporal, ele estava em hipertermia?

Antes de começar o exercício, o colega estava hidratado. Podemos constatar a hidratação através da amostra de urina coletada pré-exercício que mostrou tanto coloração (3) quanto gravidade específica (1.008) adequadas. Outra forma de se saber o estado de hidratação seria através da percepção de sede.
Em relação à temperatura corporal, o colega estava em condições normais (35,7°C)
2.  Monte um gráfico e explique fisiologicamente o comportamento encontrado em FC e T durante o protocolo de exercício no calor.
3. Se não houvesse alteração na massa corporal, como você justificaria isso?
4. Baseado no estado de hidratação após o protocolo de exercício no calor, que estratégia de reidratação você adotaria? Justifique.

O colega após o protocolo demonstrou desidratação. Essa desidratação pode ser constatada por três variáveis: a coloração da urina (que ficou mais concentrada – grau 4), gravidade específica da urina (que aumentou – 1.011) e a massa corporal (que alterou 95,5kg) conforme a tabela 1. Como o tempo de exercício não ultrapassou 60 minutos, a melhor forma de reidratação seria a ingestão de água pura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário